Rachele Ferrari
Psicanalista • Doutora em psicologia clínica
Psicanalista, doutora em psicologia clínica pelo IP-USP. Pesquisadora do Lipsic (Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea - IP-USP/PUC-SP) e membro do Departamento de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae. Atua na clínica psicanalítica com gestantes, puérperas, bebês e seus pais desde 2010. É docente de Psicanálise no CEFAS Campinas e no EPSI (Espaço Psicanalítico João Pessoa). Autora dos livros “Maternidades, assombro e elaboração - uma perspectiva psicanalítica”- Ed. Artes e Ecos - 2023 e “Voluntariado: uma dimensão ética”- Ed. Escuta - 2010, Co-autora do livro “Para Além da Contratransferência - o analista implicado” - Ed. Zagodoni, além diversos artigos em revistas e livros; Consultora e palestrante sobre o tema Maternidade e Mundo Contemporâneo.
Publicações
Maternidades,
assombro e elaboração
uma perspectiva psicanalítica
Editora Artes & Ecos - 2023
Compre aqui:
[CO-AUTORIA]
Para além da Contratranferência
o analista implicado
Editora Zagodoni - 2017
Compre aqui:
Atuação Profissional
1992 - atual
Consultório Particular
2010 - atual
CEFAS - Centro de Formação e Assistência à Saúde
2021 - atual
EPSI - Espaço Psicanalítico João Pessoa
2014 - 2014
PUC Campinas
2010 - 2010
FIA (Faculdade FIA de Administração e Negócios)
2007 - 2008
PM Vinhedo (Prefeitura Municipal de Vinhedo)
Atendimento psicanalítico para crianças, adolescentes e adultos. Gestantes e puérperas. Atendimento presencial (Vinhedo,SP) e online.
Professora no Curso de Pós-Graduação em Saúde Mental, ministrando as seguintes disciplinas: Psicopatologia Psicanalítica; Intervenções nas Instituições; Introdução à Psicossomática Psicanalítica; Supervisão Institucional; O paradigma de um programa de voluntariado; Supervisora clínica e Institucional - Orientadora de TCC.
Docente nas disciplinas "Psicanálise Contemporânea" e "Teoria da Técnica". Supervisora clínica.
Ministrou as disciplinas Teorias Psicanaliticas 2 e Estágio Supervisionado em Psicologia Clinica - Psicanalise.
Aula ministrada no curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA com Especialização em Gestão e Empreendedorismo Social, na disciplina Responsabilidade E Sustentabilidade.
Projeto Juventude, Saúde e Protagonismo - Secretaria da Cultura e Turismo do Município de Vinhedo, SP - Mar a Out/2008 - Grupo de reflexão com jovens com o objetivo de pensar sobre esse momento de vida Concepção, desenvolvimento e coordenação do Projeto, destinado aos jovens freqüentadores das Oficinas Culturais em Vinhedo.
Assessoria técnica à Secretaria da Promoção social do Município de Vinhedo, SP - 2007 - 2008 - Grupos de supervisão com a equipe técnica da Secretaria (Psicólogas e Assistentes Sociais). Coordenação de grupos de reflexão com a equipe com objetivo de desenvolvimento do grupo.
2004 - 2010
Instituto HP (Instituto Hewlett Packard do Brasil)
2003 - 2004
AMM (Associação Meninos do Morumbi)
1997 - 1997
CPOLI (Colégio Polivalente)
1996 - 1997
ACM (Associação Cristã de Moços)
1994 - 1995
SEDES (Instituto Sedes Sapientiae)
1992 - 1994
CS (Centro de Saúde do Tatuapé São Paulo)
1991 - 1991
DERDIC (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação)
Assessoria técnica ao Programa de Voluntariado "Mentores Sociais" da HP Brasil. Supervisão para o grupo de mentores voluntários e para o grupo de jovens participantes do projeto. Assessoria no desenvolvimento do projeto.
Coordenadora de grupo de jovens. Atuação em dois projetos como coordenadora de grupo de reflexão com jovens. Projeto Garagem Digital (parceria com a HP); inclusão digital Projeto Tambor Embaixador (parceria com o Instituto Credicard); empreendedorismo social.
Colégio particular de ensino fundamental e ensino médio em Vinhedo. Atendimento e orientação a pais, adolescentes e crianças. Grupos de reflexão com jovens do ensino médio e ensino fundamental com objetivo de trabalhar questões sobre essa fase do desenvolvimento e sobre o relacionamento interno do grupo. Esses encontros ocorriam quinzenalmente e se caracterizavam como um espaço de escuta dos adolescentes e jovens. Essa atividade contribuía visivelmente para minimizar conflitos internos nos grupos de classe e para uma maior compreensão sobre os alunos e suas individualidades. Além disso, desenvolvia a capacidade de crítica, de argumentação e do pensar sobre si mesmo, sobre seus atos e sobre a comunidade onde estavam inseridos.
Programa de Qualidade de Vida Parceria com a ACM no desenvolvimento de um Programa de Qualidade de Vida para as empresas parceiras da Instituição.
Participação na construção do projeto da clínica social. Atendimento clínico a crianças, adultos e adolescentes.
Psicóloga do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente. Coordenadora de Grupos Operativos com Adolescentes e com Adolescentes Gestantes. Clínica Psicanalítica com adolescentes.
Estagiária de psicologia - psicodiagnóstico de crianças que apresentavam distúrbios da comunicação. Participação em grupos de supervisão de fonoaudiologia - estudos de casos Observação de classes de pré-escola e ensino fundamental I para portadores de deficiência auditiva (IESP).